No reino das Palavras cabiam não só as Letras, como as Sílabas e os Acentos. Sabia-se que as primeiras formavam um exército de 23, e que recebiam ajuda do movimento separatista das Estrangeiradas: K W Y.
( ponto parágrafo )
A sua luta era constante e diária contra os Iletrados, esse bando de energúmenos, liderados pelo Calão. Esse povo violento – os Iletrados - de cada vez que davam calinadas na Ortografia, era como se atacassem, todo o reino das Palavras. Isto, pelo simples facto de que a Ortografia, era a lei deste reino, era ela que punha os pontos nos iis.
( ponto parágrafo )
Eram regentes deste reino, o rei Civismo e a rainha Liberdade, que viam os seus filhos Direitos, constantemente ameaçados pela malvadez da bruxa Política. A bruxa má, estava decidida a não os deixar crescer, uma vez que a sobrevivência de apenas um deles permitiria a criação do real estado de Direito, e ameaçaria toda a lógica da Política. Fazia, por isso, parte do seu plano maquiavélico, instigar os Iletrados com falinhas mansas e obrigando-os todos os dias a ingerir uma poção mágica, a que chamava Demagogia. Essa poção, fazia o povo dos Iletrados sentir-se como se de mais nada necessitasse para viver, limitando-se a existir, como se não precisasse do reino das Palavras. Estavam pois, determinados a destruí-lo.
( ponto parágrafo )
Não só a Política tinha encantado os Iletrados, como havia criado um bando de duendes fantasmagóricos – os Partidos Políticos – que tinham como missão rotular os habitantes do reino e eliminar algumas Palavras: a Opinião Própria e os Independentes.
( ponto parágrafo )
Chegado o dia da grande Batalha, os exércitos gladiaram-se numa guerra sangrenta, que chacinou Meses, Anos, talvez Séculos.
( ponto parágrafo )
Contudo, no fim, prevaleceu a vitória das Palavras, para a qual muito contribuiu, a organização métrica das Sílabas, contra a desorganização do exército dos Iletrados. Morto o Calão, queimada a Política e enterrados os Partidos Políticos, foi possível a muitos dos dissidentes regressar. Regressou a Paz, a Livre Escolha, a Razão, o Respeito e até foi possível, ver algumas Lágrimas voltarem do reino distante da Felicidade.
( ponto parágrafo )
A vitória das Palavras depressa acordou outros reinos assombrados pela Política e todos decidiram trabalhar para um mundo melhor, que baptizaram de Utopia. E viveram felizes para sempre.
( ponto final )
Há 2 dias
Sem comentários:
Enviar um comentário